Consumo de iogurte ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas entre pessoas hipertensas

32f8109d72421447222b2c9d953864d4

Um estudo publicado no American Journal of Hypertension tentou relacionar o aumento do consumo de iogurte com o risco de doenças cardiovasculares.

A hipertensão arterial é um fator de alto risco para essas doenças. Por isso, pesquisadores analisaram 55.898 mulheres que participaram do Nurses’ Health Study (NHS) com idades compreendidas entre os 30 e os 55 anos, e 18.232 homens do Health Professionals Follor-Up Study (HPFS) com idades entre os 40 e os 75 anos, todos classificados como hipertensos. Estes grupos foram analisados por três décadas, desde 1980, por meio de registros alimentares e médicos.

Já havia sido descoberto que consumir leite era benéfico para pessoas com hipertensão, resistência à insulina e diabetes tipo 2, e agora, Justin Buendia e seus colegas observaram que a ingestão de iogurte estava inversamente associada ao risco de doenças cardiovasculares entre pessoas hipertensas. As mulheres que consumiram pelo menos duas porções de iogurte por semana tiveram 17% menor risco de desenvolverem doenças cardiovasculares, e os homens, 21% menor risco, quando comparados com pessoas que ingeriram menos de uma porção por mês.  

 “Os nossos resultados sugerem que aumentar o consumo de iogurte a longo prazo está associado a um menor risco de doença cardiovascular entre homens e mulheres hipertensos”, afirmaram os autores do estudo.

Fonte:  Justin R Buendia Yanping Li Frank B Hu Howard J Cabral M Loring BradleePaula A Quatromoni Martha R Singer Gary C Curhan Lynn L Moore. Regular Yogurt Intake and Risk of Cardiovascular Disease Among Hypertensive Adults.

Mais conteúdos para você