Consumo de leite promove maior crescimento em crianças e adolescentes

Site.jpg (75 KB)

 

Sabe-se que o atraso no crescimento linear tem consequências reconhecidas para o risco de doenças cognitivas, emocionais e crônicas. Diante disso, pesquisadores buscaram identificar associações entre ingestão de bebidas lácteas na infância e adolescência e adequação de nutrientes e altura.

Para isso, foram selecionados participantes com idade entre 2 a 17 anos que ingeriram bebida láctea por um período estabelecido. A razão de adequação de nutrientes e a altura dos participantes foram medidas e acompanhadas durante o período.

Como resultado, os pesquisadores observaram que a ingestão de leite foi associada à altura; para cada 236 mL adicionais de leite consumido por dia durante a infância e adolescência, a altura aumentou, em média, 0,39 cm (IC 95%). Assim, foi concluído que a ingestão de leite está associada ao maior desenvolvimento linear de crianças e adolescentes.

Fonte: Higher Longitudinal Milk Intakes Are Associated with Increased Height in a Birth Cohort Followed for 17 Years. The Journal of Nutrition, v. 148, p. 1144–1149, 2018. DOI: https://doi.org/10.1093/jn/nxy071