Cozinhar vai mudar a sua vida

Você já parou para pensar como é importante preparar a sua própria refeição? Mesmo em meio a uma rotina agitada, a chef Rita Lobo garante que cozinhar é mais fácil do que se imagina. E mais, pode ser muito prazeroso e saboroso. “Cozinhar é uma ferramenta para termos uma alimentação saudável de verdade. É também uma arma que cada um de nós tem, individualmente, para mudar esse sistema alimentar que ‘entucha’ na gente comida ultraprocessada feita e temperada na fábrica. Além disso, é um aliado no combate à obesidade, o maior problema de saúde pública que temos no momento”, enumera.

Em palestra promovida pelo movimento #BEBAMAISLEITE no dia 12 de abril, em Curitiba (PR), a chef explicou que se alimentar de forma saudável não é ficar contando nutrientes: “isso cabe aos médicos e nutricionistas”. “As pessoas devem se preocupar apenas em preparar a própria comida, usando ingredientes frescos. Isso vale para a introdução alimentar dos bebês, das crianças, vale para a família toda”, recomendou Rita, que há 18 anos criou o site de culinária Panelinha, e hoje também é produtora de TV, tem um canal no YouTube e é editora de livros.

Ela avalia, ainda, que ao cozinhar as pessoas passam a cuidar mais da saúde, do orçamento e das relações sociais, sejam elas com a família, no dia a dia, ou em reuniões com os amigos. “Precisamos voltar a priorizar a alimentação e a cozinha”, sinalizou.

Fã de Rita Lobo, a nutricionista Alessandra Kuniyosh concorda que as pessoas precisam resgatar o hábito de cozinhar. “Em tempos de abundância de fast food, se tornou primordial resgatar o velho e bom hábito de preparar nossas refeições”, acredita.

A palestra teve o apoio do leite Naturalle e da Tetra Pak. O valor arrecadado com as inscrições será revertido em doação de leite para o Instituto Educacional Duque de Caxias, em Ponta Grossa. A instituição atende a crianças e adolescentes carentes em situação de risco; e crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais.

Mônica Salomão
Jornalista

_CF_1456.jpg (211 KB)

_CF_1345.jpg (256 KB)

_CF_1507.jpg (210 KB)

_CF_1519.jpg (182 KB)