Dieta com lácteos: Sucesso na perda de peso

WhatsApp Image 2021-08-12 at 14.52.55.jpeg (25 KB)

Pesquisadores determinaram se o exercício diário e o nível de inclusão de proteína láctea na dieta afetam a perda de peso em mulheres de diferentes faixas etárias e pesos. Para isso, dividiram 90 participantes em 3 grupos, os quais receberam diferentes quantidades de proteína dietética total e proteína láctea.

Durante algumas semanas, as participantes foram avaliadas e todas perderam peso. Mas os resultados demonstraram que o grupo que consumiu mais leite, com maior teor de proteína, perdeu mais gordura e ainda apresentou ganho de tecido magro. Além disso, nesse grupo houve maior perda de tecido adiposo visceral, quando comparado aos demais.

Os pesquisadores concluíram que a perda de peso induzida por exercícios e dieta com maior ingestão de proteínas e produtos lácteos promove mudanças favoráveis na composição corporal em mulheres, caracterizadas por maior perda de gordura total e visceral e ganho de massa magra.

Fonte: Increased Consumption of Dairy Foods and Protein during Diet- and Exercise-Induced Weight Loss Promotes Fat Mass Loss and Lean Mass Gain in Overweight and Obese Premenopausal Women. The Journal of Nutrition, v. 141, p.1626–1634, 2011.