Estudo sugere que crianças obesas que bebem leite têm menor risco de síndrome metabólica

e1cffd3adc9b0bfde61ccee5afbbe69a (1)

Maioria das crianças com obesidade está consumindo menos do que o aconselhado 

HOUSTON – Crianças obesas que consomem pelo menos duas porções de qualquer tipo de leite de vaca diariamente são mais propensas a ter menor insulina em jejum, indicando melhor controle de açúcar no sangue, segundo pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston (UTHealth).

As conclusões do estudo, apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade em Viena, reiteram a importância do leite na dieta da criança. “Nossas descobertas indicam que crianças obesas que consomem pelo menos a quantidade diária recomendada de leite podem ter um manejo de açúcar mais favorável e isso pode ajudar a proteger contra a síndrome metabólica”, disse Michael Yafi, primeiro autor do estudo e professor de pediatria da McGovern Medical, Escola na UTHealth.

O que preocupa, segundo ele, é que apenas um em cada dez jovens do estudo estava consumindo a quantidade recomendada de leite”

O consumo de leite na América tem caído constantemente nas últimas décadas, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, especialmente entre adolescentes, onde caiu quase pela metade – para menos de uma xícara por dia – entre 1977 e 2006.

“Os pais começaram a olhar para o leite não como uma coisa boa e eles estão cautelosos com isso. A mensagem para eles é não ter medo do leite, ou limitar seu consumo. É preciso encorajar crianças de todas as idades a continuarem bebendo livremente”, disse Mona Eissa, MD, Ph.D., pesquisadora principal do estudo, professora de pediatria e medicina do adolescente na McGovern Medical School da UTHealth.

Mais conteúdos para você