Ao ver a palavra 'leite' em produtos de origem vegetal, consumidor pode achar que ele tem mais valor nutritivo, diz chefe da FDA

Da Redação

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O chefe da FDA (Food and Drug Administration), que regula fármacos e alimentos nos EUA, Scott Gottlieb, disse à CNBC na última sexta-feira que a agência federal está preocupada com o fato de que os consumidores estão sendo "enganados" sobre o valor nutricional dos produtos não lácteos que se autodenominam como "leite". Ele questionou: "Será que os consumidores que estão usando produtos à base de vegetais não estão atribuindo um certo valor nutricional a essa bebida ao ver a palavra "leite" nela?"

Gottlieb argumentou que a definição atual de leite é "produto que vem de um animal que amamenta". "Obviamente, isso não se encaixa na definição de uma bebida à base de plantas", reforçou.

A FDA deverá em breve lançar novas orientações sobre o que pode ser descrito como leite. Gottlieb falou sobre esses planos em julho, observando que existem centenas de “padrões de identidade” federais explicando como os alimentos com vários nomes precisam ser fabricados. "Uma amêndoa não amamenta", disse ele, naquela época.

A Federação Nacional de Produtores de Leite dos Estados Unidos elogiou as preocupações de Gottlieb. Em julho, o grupo pediu à FDA que revisasse o uso do termo, dizendo que "as definições são críticas para proteger os consumidores de fazer compras de produtos cujos rótulos sejam falsos e enganosos".

Segundo o grupo de pesquisa de mercado Mintel, as vendas de produtos de origem vegetal que se autodenominam como "leite", incluindo amêndoas e leite de soja, aumentaram mais de 60% entre 2012 e 2017, enquanto as vendas de leite desnatado e com baixa gordura caíram no mesmo período.

Enquanto isso, a Associação de Alimentos de Origem Vegetal argumentou com a FDA que "há espaço para todos" na categoria de produtos lácteos, acrescentando que "os consumidores americanos são sofisticados e bem informados".

 

(Com informações da Dairy Business)