Filhos de mães veganas ou vegetarianas apresentam déficit de vitamina B12

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Pesquisadores argentinos acabam de concluir um estudo sobre os impactos das dietas vegana e vegetariana no desenvolvimento de crianças, e os resultados são alarmantes: bebês de mães com dietas restritivas de produtos de origem animal têm maior risco de grave de comprometimento neurológico devido ao déficit de vitamina B12.

O estudo foi desenvolvido por médicos no Hospital Nacional de Pediatria de Buenos Aires, entre 2016 e 2018, com sete filhos de mães veganas ou vegetarianas. Todas as crianças avaliadas estavam com déficit de vitamina B12 e apresentam comprometimento neurológico grave, apneia, convulsões, apatia, desconexão e atraso maturacional.

Segundo os pesquisadores, os bebês eram previamente saudáveis e todos recebiam exclusivamente do leite materno. Nenhum deles foi alimentado com produtos de origem animal ou suplemento alimentar.

 

Vitamina B12: nutriente fundamental para o organismo humano

A deficiência de B12 é uma das complicações mais graves dos filhos de mulheres que adotam o vegetarianismo sem supervisão. Esse nutriente desempenha um papel fundamental em nosso corpo e a baixa disponibilidade dele em nosso organismo pode comprometer seriamente seu funcionamento. Entre os problemas estão a perda de memória, depressão, fadiga, letargia, perda de apetite, anemia e convulsões. Também foram registrados casos de pacientes com comprometimento da coordenação motora e distúrbios neuropsiquiátricos irreversíveis, como demência.

 

Saiba mais: Os lácteos são as principais fontes naturais de Vitamina B12

 

A vitamina B12 é encontrada em produtos de origem animal. Nos alimentos de origem vegetal somente se forem enriquecidos. Quem segue dieta restritiva de produtos de origem animal tem fontes limitadas de B12, já que algumas leguminosas possuem pequena quantidade do nutriente e são menos absorvidos pelo nosso organismo. Trabalhos recentes de pesquisa sugerem que uma proteína encontrada no leite de vaca estimula a absorção de Vitamina B12, tornando os lácteos as principais fontes naturais desse nutriente.

 

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