Fondue brasileiríssimo

9cf252f5a89356f8ffee619fb329bfb4

Chegou sexta-feira!!! Uhuuuu!!!

E, como está friozinho em várias partes do Brasil, o nosso “Queijinho de Sexta” é uma receita de fondue.

Uma fondue romântica, tradicionalíssima, tem que ser caseira, com 99,9% de queijo. Nesta versão brasileira do clássico francês, o emmenthal dá lugar ao queijo minas padrão, e em vez do gole de kirsch, vai a danada da cachaça.

 

Ingredientes

2 1/2 xícaras (chá) de queijo minas padrão ralado grosso (cerca de 200 g)

2 1/2 xícaras (chá) de queijo gruyère ralado grosso (cerca de 200 g)

1/2 xícara (chá) de vinho branco

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de cachaça

1/2 colher (sopa) de amido de milho

noz-moscada ralada na hora a gosto

pão italiano para servir

 

Modo de Preparo

  1. Corte os pães em cubos médios de maneira que cada pedaço tenha miolo e casca – assim fica mais gostoso e mais fácil para espetar no garfo. Reserve.
  2. Descasque, corte ao meio e esfregue as metades de alho no interior (fundo e laterais) de uma panela pequena (se preferir, utilize uma panela própria para fondue).
  3. Numa tigela, misture os queijos ralados. Em outra tigela, coloque a cachaça, o amido de milho e misture bem com uma colher para dissolver. Reserve.
  4. Coloque o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo para aquecer – coloque na menor boca do fogão. Assim que subirem as primeiras bolhas, junte aos poucos o queijo ralado, mexendo bem com um batedor de arame para derreter e formar um creme liso. Tempere com noz-moscada a gosto.
  5. Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente a mistura de cachaça com amido de milho. Mexa bem por cerca de 1 minuto – o amido de milho deixa a fondue mais cremosa e evita que a gordura dos queijos se separem. Desligue o fogo e leve a panela para a mesa (ou rechaud). Sirva imediatamente com os cubos de pão ou legumes grelhados.

Autor: Rita Lobo, Panelinha (panelinha.ig.com.br)

Mais conteúdos para você