Harmonização de queijo fresco

3e766fba7e7e646ee0b8d99ba6f898d0

Chegou sexta-feira!!! Uhuuuuuu!!!

E toda sexta é dia de degustar um queijo, acompanhado de cachaça, vinho ou cerveja!

Hoje vamos ensinar como harmonizar o queijo fresco com a bebida de sua preferência, seguindo os conselhos do mestre-queijeiro Bruno Cabral e do sommelier Manoel Beato, autores de “Queijos brasileiros à mesa”. 

Os principais queijos frescos, comercializados no Brasil, são o Minas Frescal, de Minas Gerais, e os nordestinos Coalho e Manteiga, também conhecido como Requeijão do Norte. Merece menção, ainda, o queijo Marajó, feito com leite de búfala, produzido na Ilha de Marajó/PA. 

Se a sua opção de bebida for o vinho, vá de casta branca Riesling. A união transmite frescor, e a acidez do vinho quebra um pouco o sal do queijo.

Prefere cerveja? Então, experimente a Märzen. Ambos têm grau de intensidade baixa, sendo o queijo ainda mais leve. Ocorre uma interação de acidez e frescor e textura. 

A combinação com cachaça é um pouquinho mais complicada, especialmente com as mais amadurecidas, que “passam por cima do queijo”. A escolha mais acertada, nesse caso, é a tradicional “branquinha”, cuja ardência é aliviada pelo queijo, deixando uma sensação adocicada.

Mais conteúdos para você