Manteiga faz mal à saúde?

Top view of two slices of rye dry bread as toast with butter for breakfast with vintage knife on it. Everything on craft paper.

Mito!

Trinta anos depois da capa que anunciava “Colesterol: e agora, as más notícias”, a Revista Time dá o braço a torcer face às evidências que se acumularam nas últimas décadas e recomenda: “Coma Manteiga”.

A matéria de capa da revista mostra, claramente, que médicos e nutricionistas que condenam o consumo de lácteos e carne estão errados. É verdade que a gordura saturada aumenta os níveis de colesterol LDL, que estão associados a maiores taxas de doença cardíaca. Essa é a maior evidência biológica que condena a gordura saturada. Mas, a gordura saturada também aumenta os níveis do chamado bom colesterol, HDL, que remove o LDL que pode se acumular nas paredes arteriais. Aumentar tanto o HDL quanto o LDL faz da gordura saturada um “lava-jato cardíaco”.

Além disso, cientistas agora sabem que há dois tipos de partículas de LDL: algumas são pequenas e densas e outras são grandes e esponjosas. As grandes parecem ser, em sua maioria, inofensivas, e são elas que aumentam com a ingestão de gordura saturada. Por outro lado, a ingestão de carboidratos parece aumentar as partículas pequenas, que parecem estar ligadas à doença cardíaca, por se aderirem às paredes das artérias.

Fonte: Time, Jun 12, 2014

Mais conteúdos para você