Minifondue para dois

download (1)

Chegou sexta-feira!!! Uhuuuuuu!!!

 

E como algumas regiões do Brasil estão bem frias, optamos por uma dica que combina com uma coberta quentinha, com namoro, com vinho e com tudo mais que você quiser.

Hoje, a nossa dica é o preparo de um minifondue para duas pessoas. Só love, só love…

Vamos usar o queijo Camembert, que é denominado de pasta mole e casca aveludada. Fabricado com leite de vaca, tem sabor intenso característico e textura suave. Trata-se de um queijo de origem francesa, da região da Normandia, originário do vilarejo de Camembert, sendo fabricado de forma crescente no Brasil. Sua produção é feita a partir de pequenos volumes de leite. Depois de enformados, os queijos são pulverizados externamente com fungos do gênero Penicillium, especificamente as espécies P. camemberti (P. album) e P. candicum, responsáveis pela fina camada de mofo branco, característica do Camembert. 

 

Para fazer o minifondue, recomendamos que você utilize um queijo inteiro. Esfregue levemente sua superfície com um dente de alho cortado, fure-o com um palito algumas vezes e, em seguida, coloque-o para assar em forno pré-aquecido a 200oC, por cerca de 25 minutos ou até que fique maravilhosamente mole. Sirva com pão crocante, grissini ou batata bolinha cozida para mergulhar no recheio derretido. 

Para harmonizar com o queijo, experimente um vinho Pinot Noir. A combinação surpreende pela boa concordância no paladar, com fusão de texturas e, ao mesmo tempo, leve acidez e frescor. 

Se preferir uma cerveja, vá de Belgian Strong Golden Ale que, por ter um teor alcóolico maior, proporciona sensação de cremosidade e doçura, deixando apenas um amargor sutil no final.

As cachaças não são a melhor opção para harmonizar com esse queijo, mas se você não abre mão delas, experimente as armazenadas em amburana.

Mais conteúdos para você