O LEITE É EFICAZ CONTRA O VÍRUS DA COVID-19

WhatsApp Image 2022-03-14 at 18.18.13.jpeg (83 KB)

A lactoferrina bovina (bLF), uma glicoproteína natural encontrada no leite, possui características bioativas contra muitos micróbios, vírus e outros patógenos.

E a mais recente e relevante descoberta, é que a lactoferrina bovina inibe fortemente a infecção por SARS-CoV-2 in vitro por meio de inibição de entrada direta e mecanismos imunomoduladores.

De acordo com o estudo recém publicado no Journal of Dairy Science, os efeitos positivos são diversos:

Eficácia potente da lactoferrina bovina em diferentes cepas virais, incluindo as variantes Sul-Africana, do Reino Unido, Brasileira e Indiana Delta. Altamente potente contra a variante B.1.1.7 que é fortemente inibida na presença da lactoferrina bovina

O produto da quebra da lactoferrina também possui atividade anti-SARS-CoV-2, indicando que ele pode ser usado em tratamentos clínicos. E os comprimidos mastigáveis de lactoferrina formulados têm potência equivalente a amostras não formuladas e fornecem uma opção para futuros ensaios clínicos em humanos.

Assim, os pesquisadores concluíram que a ampla inibição da lactoferrina das variantes do SARS-CoV-2, em conjunto com o baixo custo e a facilidade de produção, tornam este um candidato clínico empolgante para tratamento ou prevenção de SARS-CoV-2 no futuro.

Fonte: Evaluating the in vitro efficacy of bovine lactoferrin products against SARS-CoV-2 variants of concern. J. of. D. Science. Research. February 24, 2022. DOI:https://doi.org/10.3168/jds.2021-21247