O leite melhora a qualidade do sono

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Esse benefício, especialmente apreciado pelos pais que sonham com o dia em que os filhos dormirão uma noite inteira, se deve à presença de vários componentes do leite que promovem o sono, incluindo vitamina B12, nucleosídeos e, o mais conhecido de todos, o triptofano. Esse aminoácido, não fabricado pelo corpo, modula a produção de serotonina, neurotransmissor que dá sensação de bem-estar. E a serotonina, por sua vez, é usada na produção de melatonina, o hormônio do sono. O triptofano está presente no leite, e daí vem aquele conselho antigo da vovó, de que você deveria tomar um copo de leite morno antes de ir para a cama.  
 

Referências: 

1. Garfinkel, D. et al. (1995) Improvement of sleep quality in elderly people by controlled-release melatonin. The Lancet 346, 541-544.
2. Milagres, M. P. et al. (2014) Night milking adds value to cow’s milk. J Sci Food Agric 94, 1688–1692.
3. dela Peña, I. J. I. et al. (2015) Milk Collected at Night Induces Sedative and Anxiolytic-Like Effects and Augments Pentobarbital-Induced Sleeping Behavior in Mice. J Med Food 18 (11), 1255–1261.
4. Kitano, N. et al. (2014) Association between difficulty initiating sleep in older adults and the combination of leisure-time physical activity and consumption of milk and milk products: a cross-sectional study. BMC Geriatrics, 14:118
5. Valtonen, M. et al. (2005) Effect of melatonin-rich night-time milk on sleep and activity in elderly institutionalized subjects. Nordic Journal of Psychiatry 59 (3), 217-221.