Realeza espanhola premia empresa produtora de leite A2

Família Letti_Valéria Gonçalves.jpg (790 KB)

A empresa brasileira Agrindus recebeu das mãos da Rainha Sofía da Espanha, neste mês, o prêmio internacional pela Melhor Iniciativa Agropecuária nos Prêmios Sociais da Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos mantida pela seguradora espanhola. O prêmio é voltado a projetos no campo que se destacam "por serem inovadores e transformadores nos sistemas de produção e comercialização de seus produtos". A cerimônia de reconhecimento aconteceu em Madri e contou ainda com a participação da ministra da Economia e Negócios do país, Nadia Calviño. A fundação informou que a Agrindus venceu a disputa com seu projeto de produção do leite A2A2, iniciado no fim do ano passado.

A Agrindus é uma iniciativa familiar que existe desde 1945 na cidade de Descalvado, interior de São Paulo. Especialistas no setor leiteiro, a produção da bebida tipo A2A2 chamou atenção por poder ser consumida por pessoas com alguns graus de intolerância ao produto, que é mais leve e de fácil digestão que os encontrados normalmente no mercado. Além do leite puro, a empresa comercializa derivados lácteos, como uma linha de iogurtes.

A proposta da empresa também se destacou por ser altamente sustentável. A temperatura ideal para os animais nos estábulos é mantida por um sistema de resfriamento que utiliza água de chuvas e a logística de distribuição foi pensada para que os itens cheguem ao consumidor com o mínimo de deslocamento possível. Além disso, a fazenda emprega 250 moradores da região e faz doações regulares a creches e bancos de alimentos locais.