Revista VEJA: É verdade que adultos não precisam mais tomar leite?

shutterstock_502571605.jpg (183 KB)

Quem responde essa pergunta é a médica nutróloga Ana Luisa Vilela.

Fundamental nos primeiros anos de vida, o hábito de ingerir leite gera controvérsias. Alguns alegam que a bebida não traz benefícios na fase adulta, enquanto outros defendem seu consumo contínuo depois da infância.

O fato é que o leite é uma ótima fonte de cálcio, vitaminas e proteínas, e pode trazer benefícios para qualquer idade, inclusive a adulta.

A fonte da contradição pode estar na enzima responsável por sua digestão, a lactase. “Na infância, ela é produzida em maior quantidade e é reduzida com o passar dos anos. Em alguns adultos, isso pode levar a diferentes graus de intolerância ao leite”, explica médica nutróloga Ana Luisa Vilela.

A bebida também é um alimento rico em gordura e proteína, elementos que exigem mais eficiência do estômago e de suas enzimas para serem digeridos, podendo aumentar a acidez gástrica e causar a sensação de dor e desconforto.

Pacientes que relatam esses sintomas – causados por mutações genéticas complexas – podem encontrar alguns nutrientes do leite em outros alimentos, como verduras verdes escuras e castanhas, sempre com a indicação de um especialista.

Fora esses casos excepcionais, não há por que evitar a bebida.”O leite é um alimento versátil; ajuda no controle de eletrólitos, formação de musculatura e reposição de nutrientes, além de ser excelente fonte de energia”, conclui a médica.

Fonte: http://vejasp.abril.com.br/blog/saude/e-verdade-que-adultos-nao-precisam-mais-tomar-leite/