Sorvete enriquecido com licopeno pode ser um novo tratamento para a acne

ac1d07627ddff267505716a027aeca56

Diversas pesquisas publicadas ao redor do mundo atestam os benefícios do leite e seus derivados. Desta vez, pesquisadores avaliaram as vantagens do sorvete enriquecido com licopeno para o tratamento da acne. O estudo foi realizado pela Lycotec Ltd. (Cambridge, Reino Unido) em colaboração com o Instituto de Cardiologia do Ministério da Saúde da Federação Russa (Saratov, Federação Russa) e publicado no Journal of Dairy Science. Foi analisada a influência nas características morfológicas da superfície facial da pele de voluntários saudáveis após ingestão de sorvete enriquecido com licopeno.

Voluntários saudáveis receberam, durante quatro semanas, intervenções de forma cruzadas e randomizadas com sorvete convencional e com sorvete enriquecido com licopeno. Componentes residuais da superfície da pele da face foram tiradas antes das intervenções, após duas semanas e ao final do estudo.

Os resultados mostraram que as concentrações de licopeno aumentaram constantemente durante o consumo de sorvete enriquecido. Os autores disseram também que tanto o dano oxidativo inflamatório quanto os valores da proteína lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim) diminuíram significativamente no final da intervenção com sorvete enriquecido com licopeno, mas permaneceram inalterados durante o consumo do sorvete convencional. Além disso, o sorvete convencional aumentou significativamente a descamação de corneócitos e a presença bacteriana na pele.

Estes efeitos adversos, que potencialmente poderiam predispor os consumidores ao desenvolvimento da acne, estavam ausentes quando os voluntários consumiram sorvete enriquecido com licopeno.

Também não houve alteração das características do sorvete, como sabor e textura.

Foi concluído que o sorvete enriquecido com licopeno é um novo alimento funcional com propriedades antioxidantes claras. Isso porque o enriquecimento com o licopeno pode aliviar a ação pró-inflamatória do sorvete ao nível da pele facial, diminuindo o risco de desenvolvimento de acne associado à dieta em consumidores jovens.

Mais conteúdos para você