Sorvete enriquecido com licopeno pode ser um novo tratamento para a acne

Sorvete.jpeg (118 KB)

Diversas pesquisas publicadas ao redor do mundo atestam os benefícios do leite e seus derivados. Desta vez, pesquisadores avaliaram as vantagens do sorvete enriquecido com licopeno para o tratamento da acne. O estudo foi realizado pela Lycotec Ltd. (Cambridge, Reino Unido) em colaboração com o Instituto de Cardiologia do Ministério da Saúde da Federação Russa (Saratov, Federação Russa) e publicado no Journal of Dairy Science. Foi analisada a influência nas características morfológicas da superfície facial da pele de voluntários saudáveis após ingestão de sorvete enriquecido com licopeno.

Voluntários saudáveis receberam, durante quatro semanas, intervenções de forma cruzadas e randomizadas com sorvete convencional e com sorvete enriquecido com licopeno. Componentes residuais da superfície da pele da face foram tiradas antes das intervenções, após duas semanas e ao final do estudo.

Os resultados mostraram que as concentrações de licopeno aumentaram constantemente durante o consumo de sorvete enriquecido. Os autores disseram também que tanto o dano oxidativo inflamatório quanto os valores da proteína lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim) diminuíram significativamente no final da intervenção com sorvete enriquecido com licopeno, mas permaneceram inalterados durante o consumo do sorvete convencional. Além disso, o sorvete convencional aumentou significativamente a descamação de corneócitos e a presença bacteriana na pele.

Estes efeitos adversos, que potencialmente poderiam predispor os consumidores ao desenvolvimento da acne, estavam ausentes quando os voluntários consumiram sorvete enriquecido com licopeno.

Também não houve alteração das características do sorvete, como sabor e textura.

Foi concluído que o sorvete enriquecido com licopeno é um novo alimento funcional com propriedades antioxidantes claras. Isso porque o enriquecimento com o licopeno pode aliviar a ação pró-inflamatória do sorvete ao nível da pele facial, diminuindo o risco de desenvolvimento de acne associado à dieta em consumidores jovens.

 

Um potente aliado

O licopeno é um antioxidante bem conhecido e com propriedades positivas para a saúde. Por possuir insolubilidade em água, ter alto ponto de fusão, limitada estabilidade química e baixa biodisponibilidade é desafio para preparar com sucesso novos alimentos funcionais. No entanto, como o licopeno é lipossolúvel, ou seja, é solúvel em gordura e óleos, sua biodisponibilidade pode ser aumentada no sorvete.

Naturalmente produzido em tomate, o licopeno é um fitonutriente carotenóide vermelho solúvel em lipídios. Foi comprovado que possui alto potencial antioxidante e antitumorais que mitigam os efeitos danosos do estresse oxidativo. O consumo de alimentos ricos em licopeno (especialmente tomates) ou suplementos dietéticos contendo este carotenóide tem sido repetidamente demonstrado que produzem efeitos promotores da saúde e antienvelhecimento.

 

O estudo está disponível em http://bit.ly/2W02cdg

 

Fonte: Jornal os Dairy Science com informações do Dairy Reporter.