Uma pergunta importante sobre o leite: é possível congelá-lo?

Leite congelado.jpeg (4.54 MB)

Um guia simples com orientações importantes sobre o congelamento correto da bebida

 

Diariamente, diversas dúvidas pairam sobre o consumo e qualidade do leite: ele ainda está dentro da validade? Quanto tempo posso consumi-lo depois de aberto? Posso congelá-lo? Em quais condições? A verdade por trás desses mistérios foi esclarecida.

O Conselho de Laticínios da Irlanda do Norte (DCNI) afirma que é possível congelar o leite, mas é preciso tomar algumas precauções. Em primeiro lugar, é crucial congelar o leite que ainda está dentro de sua data de validade. Outra questão envolve o leite cuja caixinha já tenha sido aberta. Os laticínios informam na embalagem o prazo máximo de consumo, que deve ser respeitado para garantir a qualidade e sabor do produto.

Uma solução para famílias que não conseguem consumir todo o leite antes do prazo de validade, é congelá-lo. Mas seguir algumas regras é fundamental. Uma delas é nunca o congelar em uma garrafa de vidro, porque a bebida vai ter o volume aumentado. E o vasilhame pode não resistir e rachar. Dê preferência, portanto, para vasilhas de plásticos. Garanta espaço extra no congelador para que consiga retirar a bebida depois de congelada porque a vasilha pode ficar presa no congelador. Outro fato importante é que o leite fica amarelo quando congelado.

O leite integral, por causa de seu maior teor de gordura, não congela tão bem quanto o semi-desnatado. A gordura requer uma temperatura muito mais baixa do que os -18ºC que o freezer doméstico consegue oferecer.

Conheça algumas dicas importantes sobre o congelamento do leite:

  • Congelar o leite na vertical evita possíveis problemas de vazamento;
  • O descongelamento pode demorar uma eternidade, por isso, coloque o leite para descongelar em água fria;
  • Com uma boa sacudida, depois de descongelado, é possível eliminar a camada aquosa que pode se formar na superfície;
  • Depois de descongelado, é importante consumi-lo em poucos dias. O congelamento não prolonga magicamente a validade do leite;
  • Não descongele o leite no micro-ondas e não use qualquer outra fonte de calor. Isso pode afetar a qualidade do produto;
  • Assim como o leite, a manteiga também congela bem.

Mas atenção. Nem todos os lácteos podem ser congelados. É o caso de alguns queijos. Enquanto queijos mais duros, em geral, poderão ser congelados sem perda da qualidade, o mesmo não ocorre com queijos mais macios, como queijo cottage ou cream cheese.

Mesmo os queijos mais duros podem ficar quebradiços quando congelados, por isso a entidade da Irlanda do Norte recomenda que o queijo seja ralado antes de ser congelado e guardado num saco de comida hermético.

 

 

Com informações do jornal The Independent